Escola do crescimento EAD - Romanos- aula 49
Dicas para uma boa aula EAD


1. Clique no link e assista o vídeo no youtube;
2. Lá no youtube, você pode curtir o vídeo, compartilhar com seus amigos, e se inscrever em nosso canal. Desta forma estará nos ajudando a propagar o Reino de Deus aqui na terra.
3. Depois responda o questionário;
4. Escolha seu nome na lista de presença
5. Envie a matéria

Obs..
Ao responder as questões e enviar o formulário, sua presença será anotada. NO link do grupo do Whatsapp, terá o link de acesso a lista de presença após 5 minutos que você envia-lo.
Qualquer dúvida, o TUTOR desta turma poderá lhe ajudar.
Deus os abençoe                          
             
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A AULA -->>https://youtu.be/JARU9clXKns
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Conteúdo Bíblico
LIÇÃO 49


ROMANOS 16

CONCLUSÃO


I. Saudações pessoais – vs.1-24

Embora Paulo nunca tenha estado em Roma, ele tinha grandes amigos por lá. Este capítulo de encerramento da carta de Paulo aos Romanos é muito pessoal, contudo é uma passagem muito instrutiva a todos nós.


a) recomendação de Febe

Versículos 1-2...
“Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia.
Peço que a recebam no Senhor, de maneira digna dos santos, e lhe prestem a ajuda de que venha a necessitar; pois tem sido de grande auxílio para muita gente, inclusive para mim.”

A maioria dos teólogos acha que a própria Febe seria a portadora desta carta a Roma, e por isto a sua recomendação feita por Paulo. Naquela época não existiam os Correios, FEDEX, ou outros sistemas de envio, portando eles costumavam enviar suas correspondências através de amigos confiáveis que estavam em viagem.
 

b) cumprimentos aos irmãos – vs.1-16

Versículos 3-5a...
“Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios
Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles”

A primeira saudação de Paulo é para o precioso casal que o hospedou em Corinto. (Atos 18:3). “Quando Paulo os encontrou pela primeira vez tinham vindo recentemente de Roma, havendo sido expulsos daquela cidade pelo decreto do imperador Cláudio, o qual ordenou que todos os judeus deixassem Roma. Veja Atos 18:2.” (William Hendriksen)

Eram fabricantes de tendas assim como Paulo, e além de serem seus parceiros na proclamação do evangelho, arriscaram suas vidas em favor dele – não se sabe em que circunstâncias, pois não há outro registro a respeito. Especula-se que tenha ocorrido durante o tumulto em Éfeso citado em Atos 19:23-41.

Este casal estava sempre à disposição do Senhor, abrindo agora em Roma sua casa para os crentes se reunirem. Veja I Cor. 16:19


Versículos 5b-12...
“Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia. Saúdem Maria, que trabalhou arduamente por vocês.
Saúdem Andrônico e Júnias, meus parentes que estiveram na prisão comigo. São notáveis entre os apóstolos, e estavam em Cristo antes de mim”.
Saúdem Amplíato, meu amado irmão no Senhor.
Saúdem Urbano, nosso cooperador em Cristo, e meu amado irmão Estáquis.
Saúdem Apeles, aprovado em Cristo. Saúdem os que pertencem à casa de Aristóbulo. Saúdem Herodião, meu parente. Saúdem os da casa de Narciso, que estão no Senhor.
Saúdem Trifena e Trifosa, mulheres que trabalham arduamente no Senhor.Saúdem a amada Pérside, outra que trabalhou arduamente no Senhor”

Além de Epêneto, por quem Paulo tinha uma afeição especial por ter sido o primeiro fruto do evangelho na província romana na Ásia; muito pouco se sabe a respeito dos outros irmãos citados neste trecho.

“meus parentes... estavam em Cristo antes de mim”
Teriam os parentes de Paulo, logo depois da conversão, dito um para o outro:
”Precisamos orar pelo nosso parente, o rabino Saulo de Tarso.
Deus pegando o coração dele, muita coisa pode acontecer no Reino”?!
Fica aí esta interrogação.  


Versículo 13...
“Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.”

Neste verso encontramos algo interessante! Segundo Geoffrey B. Wilson...
“Como Marcos provavelmente escreveu seu evangelho em Roma, é quase certo que este Rufo fosse o filho de Simão Cinereu, que carregou a cruz por Jesus (veja Marcos 15:21). Paulo também saúda sua mãe com um toque de ternura que recorda com gratidão alguma ocasião em que ela desempenhara o papel de mãe para ele.”


Versículos 14-15...
“Saúdem Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que estão com eles. Saúdem Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e também Olimpas e todos os santos que estão com eles”
Embora nada se saiba a respeito deles, seus nomes sugerem que eram escravos.


Versículo 16a...
“Saúdem uns aos outros com beijo santo.”

Aproveito este verso para dar um exemplo prático de “algo indiferente” em sua prática, conforme o que aprendemos no capítulo 15...

Era comum no Oriente expressar afeição e confiança pelo “ósculo da paz”. O que Paulo está dizendo aqui é que devemos manifestar amor cristão uns pelos outros, de acordo com nossos costumes.

Não devemos concluir que só porque um costume existiu na igreja primitiva e teve o apoio apostólico, este deve ser seguido até os dias de hoje! Como observa Hodge... “Estes costumes muitas vezes nasciam de circunstâncias locais ou hábitos anteriores, ou eram apenas modos convencionais de se expressar certos sentimentos, e nunca se pretendeu que fossem universalmente obrigatórios”.

Como afirma Geoffrey B Wilson...
“Este é apenas um exemplo; há muitas outras coisas ligadas à maneira de se conduzir o culto, com a administração do batismo e da Ceia do Senhor, comuns nas igrejas apostólicas, que deixaram de ser praticadas”.
O cristianismo é um princípio vivo, e nunca se pretendeu que fosse confinado à formas fixas.”


Versículo 16b...
“Todas as igrejas de Cristo enviam-lhes saudações.”

Em suas viagens Paulo conheceu muitas igrejas; e é natural que ele gostasse de transmitir saudações de umas para as outras, pois ele sempre pregou a unidade de todos os crentes em Cristo.


c) uma advertência final – vs.17-20

Versículos 17-18...
“Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.
Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.

Aqui Paulo faz referência aos “falsos cristãos”...
Alguma semelhança com os dias de hoje?! A Bíblia é contemporânea, hein!
...que podem ser encontrados em qualquer igreja, independente de época ou lugar. Eles distorcem “coisas essenciais” (lembra do cap. 14?), isto é, propagam doutrinas contrárias à Palavra de Deus, causando divisões e desviando outros irmãos.

A respeito deles, William Hendriksen comenta...
“Fazem uso de fala macia e bajulatória, conforme Judas 16. São o que alguns considerariam como “oradores eloquentes”, ainda que na realidade são “trapaceiros polidos”. São enganadores, pois levam as pessoas a desviar-se da plenitude da salvação em Jesus Cristo... muitos corações são desviados por estes charlatães.”

Qual a orientação que Paulo nos dá a respeito deles?!
Devemos evitá-los, não lhes dar atenção, muito menos entregar-lhes nossos corações... ou ouvidos!


Versículos 19-20...
Todos têm ouvido falar da obediência de vocês, por isso estou muito alegre; mas quero que sejam sábios em relação ao que é bom, e sem malícia em relação ao que é mau.
Em breve o Deus da paz esmagará Satanás debaixo dos pés de vocês.
A graça do nosso Senhor Jesus seja com vocês”.

Segundo William Hendriksen, Paulo está nos dizendo...
“Vivam de tal maneira que sejam qualificados para a tarefa de escolher o que é bom aos olhos de Deus e sejam inocentes ou ingênuos acerca do que é mal. Sejam sábios com o propósito de fazer e promover o que é certo, e não deixar-se “confundir” com algo que, à vista de Deus é mal...
Ajam da seguinte maneira: tenham cuidado, evitem, obedeçam, sejam sábios e sejam inocentes. Em outros termos: assumam sua responsabilidade!”

Quanto a Satanás, Deus cumprirá a promessa de Gênesis 3:15; e os santos participarão desta vitória! Veja Ap. 19:13-14.


d) companheiros de Paulo – vs.21-24
“Timóteo, meu cooperador, envia-lhes saudações, bem como Lúcio, Jasom e Sosípatro, meus parentes.
Eu, Tércio, que redigi esta carta, saúdo vocês no Senhor.
Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações.
Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com vocês todos. Amém.”

Aqui quem manda saudações são os amigos de Paulo que estão em ele em Corinto. Note que naquela época era comum que o autor de uma carta tivesse um secretário, que ao final assinava e às vezes acrescentava algumas palavras.
II. Doxologia conclusiva – vs.25-27

A carta termina com uma maravilhosa dedicação do apóstolo ao único Deus.
É muito provável que ele tenha escrito este trecho de próprio punho, como era seu costume. (confira em Gálatas 6:11).


Versículo 25a...
“Ora, àquele que tem poder para confirmá-los (fortalecê-los) pelo meu evangelho e pela proclamação de Jesus Cristo”

Assim como no verso 1:11 (abra a sua Bíblia e vá conferir!), Paulo aqui se refere ao fortalecimento espiritual, o que pode ser traduzido também por confirmação... e não ao recebimento de algum dom carismático, tal como falar em línguas.

Deus age poderosamente em nossas vidas nos fortalecendo através da Sua Palavra. Se você quiser experimentar o poder sobrenatural Dele em sua vida, estude a Bíblia! Quantos crentes ficam de lá para cá, de igreja em igreja, correndo atrás de uma “benção especial” – que não existe – a fim de “revolucionar” sua vida espiritual!

Estudante, “O Caminho, A Verdade e A Vida” é tão simples que até uma criança pode entender; e meu sincero desejo é que você tenha isto bem claro em sua mente e coração, a esta altura do estudo...
é através do evangelho (que Paulo chama de “meu” porque foi revelado a ele),
e sobretudo pela proclamação de Jesus Cristo (porque é somente revestindo-se Dele, para que Ele viva através de nós), é que podemos viver uma experiência com Deus!


Versículos 25b-26...
“...de acordo com a revelação do mistério oculto nos tempos passados, mas agora revelado e dado a conhecer pelas Escrituras proféticas por ordem do Deus eterno, para que todas as nações venham a crer nEle e a obedecer-lhE;”

Ual! Que mistério era este?!

Geoffrey B. Wilson nos explica que “Antes da vinda de Cristo, sua mensagem havida sido confinada a Israel, mas o cumprimento da esperança do Velho Testamento em Cristo tornou suas palavras significativas para o mundo todo (I Pe 1:10-12); e esta grande mudança aconteceu de acordo com o mandamento do Deus eterno objetivando o Seu propósito eterno, ou seja, que o evangelho fosse proclamado a todas as nações para trazê-las à obediência da fé (Rm 1:5).”

Denney acrescenta... “Aquele que projetou este grande plano de salvação é “o único Deus sábio”, e é em virtude de ter este caráter de Ele é capaz de confirmar – fortalecer espiritualmente - os romanos segundo o evangelho de Paulo”.
Quero lembrar-lhe que vivemos a revelação deste grande mistério ainda hoje: quando compartilhamos, testemunhamos Jesus Cristo através da nossa vida, somos fortalecidos no Senhor!


Versículo 27...
“Sim, ao único Deus sábio seja dada glória para todo o sempre, por meio de Jesus Cristo. Amém.”

O fato de Deus poder – e estar disposto - a resgatar nós pecadores, fixa a atenção de Paulo na sabedoria divina, ou seja, na habilidade de Deus em empregar os melhores meios para a obtenção do mais elevado alvo, a saber, a glória de Deus sendo-lhe atribuída pelo coração, pela vida, e pelos lábios dos redimidos (William Hendriksen).

Ao único Deus, através da mediação de Jesus Cristo, que toda a glória deve ser dada para sempre. Amém.

SOLI DEO GLORIA




Estudante Dedicado

Sou grato à Deus pelo privilégio de ter sido um instrumento Dele em sua vida! Foi um grande prazer direcioná-lo neste estudo esmiuçado do livro de Romanos, meu desejo é que esta experiência o estimule a continuar neste infindável deleite na Palavra do Senhor.

Não sei se você se lembra, mas quando o convidei para esta jornada, avisei que: “É impossível estudar Romanos e ser a mesma pessoa!”
Você concorda?!

1. Escreva em poucas palavras oque esse estudo significou para você? *
Nome completo *
Submit
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy