Lição 18 - O Batismo
O batismo é o testemunho público de que aceitamos a Jesus como nosso Senhor e salvador pessoal. Através do batismo nos unimos a família de Deus e nos tornamos filhos amados do Pai.
A Bíblia revela a importância do batismo na vida do cristão que toma a decisão de seguir a Jesus e obedecer a Sua vontade


Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Lição 18 com o Pr. Nilton Lima
Seu Nome completo: *
Cidade e Estado: *
Telefone: *
1 - Antes de subir ao Céu, que ordem deu Jesus a Seus discípulos? Marcos 16:15. *
E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.Marcos 16:15
1 point
2 - Quantas espécies de batismo são reconhecidas na Bíblia? Efésios 4:5 *
Alguns tipos de batismo são praticados pelas igrejas cristãs, tais como aspergir ou derramar água mas a Bíblia reconhece apenas uma forma, a imersão. Batizar significa mergulhar ou imergir. Nos tempos bíblicos as pessoas eram batizadas com suas roupas, significando a morte. Para esse processo era necessária a imersão total. Antes de ascender ao céu, Jesus disse que as pessoas deveriam ser ensinadas a respeito das verdades do evangelho e então serem batizadas. Ensino, compreensão e prática da verdade devem preceder o batismo.
1 point
3 - Qual o significado do batismo na Bíblia? Romanos 6:3-4; Colossenses 2:12 (Marque todas que estiverem corretas) *
1 point
Required
4 - De que forma Cristo foi batizado por João? Marcos 1:9-10 *
Jesus não precisava ser batizado pois não tinha pecado; porém, deu a Seus seguidores um exemplo a ser seguido. Note que Ele saiu da água, indicando que entrara na água para ser batizado por imersão. Por ocasião do batismo de Jesus vemos a Trindade divina se manifestando: Do Céu, o Pai diz: “Este é Meu Filho Amado”, Jesus é batizado por João e depois o Espírito Santo desce como pomba (Mt 3:16-17).
1 point
5 - Que razão Jesus apresentou para ser batizado? Mateus 3:13-15 (Marque as verdadeiras) *
João batizava pessoas para o arrependimento (Mt 3:1-12). Diante do pedido de Jesus, João indagou:“Eu é que preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?” (Mt 3:14). João Batista entendia que Cristo era perfeito e não precisava de arrependimento. No entanto, essa era a única maneira de começar a restaurar a justiça do Reino de Deus que estava sendo implantado na Terra. Jesus não foi batizado para o arrependimento e sim para cumprir o plano de Deus, por isso disse a João: “Deixa por enquanto,porque, assim, nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o admitiu” (Mt 3:15).
1 point
Required
6 - Quais sãos os passos para o Batismo? Mateus 28:19-20, Marcos 16:16 , Atos 2:38, Mateus 3:6 Provérbios 28:13. (Marque as alternativas corretas) *
1 point
Required
7 - Quão essencial é que a pessoa seja batizada nas águas? João 3:5; Marcos 16:16 *
O batismo nas águas é a demonstração pública de arrependimento, morte para o eu e novo nascimento por meio do Espírito Santo (Rm 6:3,4). É a confirmação de que o crente aceitou a salvação em Cristo Jesus.
1 point
8 - O que Paulo foi orientado a fazer, quando entendeu o plano da salvação? Atos 22:16 *
O batismo é o primeiro passo na vida cristã. A partir dele, inicia-se uma nova vida. Deus espera que tomemos a decisão pelo batismo. Ele apela ao nosso coração e nos pede para fazer um compromisso total. O batismo não salva, mas é um sinal de que a pessoa está salva e que nasceu novamente. Quando Paulo entendeu o plano da salvação e o benefício do batismo, foi orientado a receber o batismo. Esse texto nos ajuda a entender que o conhecimento necessário e suficiente precede o batismo.
1 point
9 - Quando devo tomar a decisão de entregar-me a Deus através do batismo? Hebreus 3:15;2 Coríntios 6:2 *
Assim que compreender que o amor de Deus cobriu meus pecados e for compelido a abandoná-los e iniciar uma nova vida como seguidor de Cristo. Essa decisão não deve ser adiada. Mateus 28:20 nos ensina que antes do batismo a pessoa precisa ser ensinada sobre as verdades bíblicas, aceitá-las e praticá-las.
1 point
10 - Que dizer então de meu passado, quando vivia em desobediência a Deus? Atos 17:30 *
O Espírito Santo desperta no pecador a necessidade de um Salvador que perdoa os pecados e não leva em conta os tempos vividos sem a luz do evangelho. Não há pecado que Deus não possa perdoar. Aos pecadores Ele diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”(Mt 11:28).
1 point
11-  Como Deus considera a pessoa depois de batizada? I I Coríntios 5:17. *
E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.2 Coríntios 5:17
1 point
Uma Benção para aqueles que lavam suas vestes
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.

Apocalipse 22:14
Minha Decisão: (Marque quantas desejar)
Marque a opção abaixo se você deseja agendar seu batismo. *
Next
Clear form
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy