Escola do crescimento EAD - Romanos- aula 39
Dicas para uma boa aula EAD


1. Clique no link e assista o vídeo no youtube;
2. Lá no youtube, você pode curtir o vídeo, compartilhar com seus amigos, e se inscrever em nosso canal. Desta forma estará nos ajudando a propagar o Reino de Deus aqui na terra.
3. Depois responda o questionário;
4. Escolha seu nome na lista de presença
5. Envie a matéria

Obs..
Ao responder as questões e enviar o formulário, sua presença será anotada. NO link do grupo do Whatsapp, terá o link de acesso a lista de presença após 5 minutos que você envia-lo.
Qualquer dúvida, o TUTOR desta turma poderá lhe ajudar.
Deus os abençoe                          
             
CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A AULA -->>https://youtu.be/HVmljsCS0LE
Sign in to Google to save your progress. Learn more
Email *
Conteúdo Bíblico
LIÇÃO 39


ROMANOS 12

CONDUTA DE AMOR


I. Consagração completa – vs.1- 2

II. Auto-avaliação – vs.3- 8
a) exortação à humildade - v.3
b) a natureza da igreja - vs.4-6a

c) dons - vs.6b-8

Paulo agora vai nos falar sobre os vários dons que determinam nossa função dentro do corpo. Nenhuma ordem é seguida nesta lista porque é somente uma série de exemplos que mostram como vários dons devem ser exercidos no corpo de Cristo:

“Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.”

Esta é somente uma lista parcial dos dons, há outros mencionados em I Coríntios 12, I Pedro 4 e Efésios 4. É necessário juntá-los para obter uma lista completa dos dons a nós disponíveis, mas o ponto principal é este: é Deus quem os dá!

Em meio às muitas questões debatidas a respeito dos dons espirituais, no Novo Testamento, três certezas podem ser afirmadas:

I - Um dom espiritual é uma habilidade para expressar, celebrar, demonstrar, e portanto, comunicar Cristo que um modo que edifique e fortaleça a fé em outros cristãos e faça a igreja crescer.

II - Os dons podem ser classificados de modo geral e dois grupos: habilidades para falar e habilidades para prestar ajuda prática em amor. Por mais diferentes que sejam como formas de atividades humanas, todas elas são de igual dignidade, quando usadas adequadamente

III - Não há cristão que não tenha algum dom (I Cor 12:7 e Ef. 4:7). É de cada crente a responsabilidade de descobrir, desenvolver e usar plenamente quaisquer sejam as capacidades para o serviço que Deus lhe deu.

O Corpo de Cristo (a Igreja) cresce para a maturidade da fé e do amor “na medida em que cada parte realiza a sua função” (Ef. 4:16), exercendo sua forma peculiar de serviço, como é concedido pela graça de Deus. (I Cor 12:1)

Paulo chama as habilidades divinamente concedidas para servir, de “charismata” (manifestações específicas de “charis”, isto é, graça) e nós temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Eu gosto desse termo para dons porque indica algo sobre eles: dons são graciosos! Algo gracioso nos é prazeroso fazer, e esta é a primeira verdade sobre um dom espiritual.

Um dom espiritual se cumpre quando você o exercita, e é algo que você faz com prazer porque é uma “graça” de Deus dada à você. Não é uma coisa dura ou dolorosa a se fazer; mas é algo que você se deleita em fazer, e você pode aprimorá-lo! Conseqüentemente é uma das coisas que farão sua vida fazer sentido, que lhe atrai e se cumpre em você.

Imagine quão doloroso para os pais seria dar presentes a seus filhos, embrulhar os pacotes e colocar embaixo da árvore de Natal, e ao entregar ao seu filho ele olha e coloca de lado. E se eles dissessem “obrigado”, mas sem nunca se incomodar em abrir os presentes, ou mostrar interesse em ver o que tem dentro do pacote?!
 
Você pode imaginar como Deus deve se sentir quando nos dá dons e deseja que usemos, e nós nunca mostramos interesse em “desembrulhar”, nunca o exercitamos, e nos desculpamos dizendo que não temos nenhum dom!?!!
A Palavra de Deus nos diz que não há um único cristão que seja deixado fora da distribuição dos dons!

Não espere alguém vir até você e o convidar a exercitar seu dom. Isso pode até acontecer, e fique contente se aconteça; mas você ainda tem a responsabilidade usar o dom que Deus lhe deu, independente de ser convidado para exercitá-lo ou não. Você é responsável por buscar uma oportunidade de fazê-lo!

A cada manhã antes de se levantar, pergunte a sim mesmo:
“Quem sou eu? O que Deus quer que eu faça hoje?”

E sua resposta deve vir da Bíblia: Eu sou um filho de Deus entre os filhos dos homens. Eu sou equipado com o poder de Deus para atuar hoje! Muitas das ações de Deus hoje, Ele quer fazer através de mim! Eu sou agraciado com habilidades especiais para ajudar pessoas em várias áreas, e eu não tenho que esperar até domingo para começar a utilizar estes dons: eu posso fazê-lo em meu trabalho, em casa, eu posso fazê-lo em qualquer lugar. Eu posso - e devo - exercitar o dom que Deus me deu onde quer que eu esteja!

Assim que eu começar a...
- buscar descobrir qual é o meu dom
- fazer um exame dos meus desejos, do que mais gosto de fazer
- perguntar à outras pessoas o que elas vêem em mim
- e então buscar oportunidades para fazê-lo,
...eu estou ativando, exercitando meu dom, para que este não fique “apagado”!

É por isto que isso que Paulo teve que escrever à Timóteo dizendo:
“Torno a lembrar-lhe que mantenha viva a chama do dom de Deus que está em você” - II Tm 1:6a.

Meu desejo é que você descubra seu dom e o ponha em prática, vivendo sua vida com o propósito que Deus tem para você. Talvez neste momento você precise renovar outra vez seu pedido à Deus para que Ele o conduza na busca de seu dom espiritual, e no exercício diário de coloca-lo em prática HOJE, nas suas atuais circunstâncias.

Não espere o dia em que Deus lhe dirá:
“O que você fez com o com que eu lhe dei ?!??”


Nota: Porque o Dom de Profecia é muito discutido e também muitas vezes abusado, deixo com você 3 pontos de vista, porque em nenhum lugar no Novo Testamento há uma definição clara do que seja.

Sabemos porém, que não é como no Velho Testamento porque o Cânon das Escrituras está fechado, a Bíblia está completa!

I - Geoffrey B. Wilson - Comentário de Romanos
 “A instrução clara de Paulo aos que têm o dom da profecia indica sua subordinação à autoridade apostólica (veja I Cor. 14:37). Eles não devem ir além de seu papel, nem deixar de cumprir sua comissão. Este princípio permanece válido se “profecia” se refere aos dons miraculosos que floresciam na Igreja Primitiva; tanto quanto, como prefere Calvino, se “ele se refere simplesmente a dons comuns que permanecem sempre na igreja.
Em qualquer caso, nenhuma revelação ou exposição é válida quando se afasta do padrão infalível estabelecido pelo apostolado. Toda afirmação humana é sujeita a, e deve ser julgada pela autoridade suprema da Escritura.”

II - O grande expositor da Bíblia, Ray Stedman, com quem eu estudei e muito aprendi durante nove meses, falando sobre este assunto diz:
“É o dom de expor as Escrituras, fazendo-a tornar-se viva. Vem da raiz da palavra grega que significa “fazer ou causar brilho, iluminar. Refere-se àquela habilidade de tomar o texto bíblico e fazê-lo brilhar, tornar o texto bíblico claro e então todos percebem o que devem fazer e para onde devem ir.” (veja 2 Pedro 1:19)

João Calvino (séc. XVI) diz a mesma coisa sobre isto:
“O dom de profecia é capacidade peculiar de expor as Escrituras”.
III - Concluímos com as palavras da Bíblia de Estudo de Genebra
“Profetizar é falar a palavra de Deus, mas a natureza da profecia, no Novo Testamento, em parte alguma é definida, e é muito debatida.”



Cuidado! Muito cuidado! Pois temos hoje em dia muita “profetada” e pouca exposição e ensino das Escrituras.

Não busque profetisas ou profetas, busque entender a Palavra de Deus!

Muita vezes eu - Ary - fui atrás de profecias para ouvir coisas como: “meu servo eu estou com você”, porém eu não precisava de profeta algum me dizer isto, pois Jesus já dissera: “Eis que EU estou convosco até a consumação dos séculos.” Mateus 28:20b.

Cuidado, muito cuidado!!!

Em Cristo

1. Em modo geral em quantos grupos os dons pode ser classificado? *
Nome completo *
Submit
Clear form
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Privacy Policy